Central de Atendimento:(SAC)
(71) 4141-3400
Salvador abre Carnaval com homenagem a Jorge Amado nesta 5ª

A Praça Castro Alves, localizada no centro de Salvador, será o palco da abertura oficial do Carnaval da capital baiana, às 17h30 desta quinta-feira. Na cerimônia, o prefeito João Henrique (PP) entregará a chave da cidade ao Rei Momo, figura tradicional vivida neste ano pelo agente comunitário Leandro França dos Santos.

Em 2012, o Carnaval de Salvador homenagerá Jorge Amado, escritor baiano natural de Itabuna que, no dia 10 de agosto, completaria 100 anos. A festa popular permeia na vasta obra do escritor, fortemente idenficado com o Estado natal e autor de títulos como "O País do Carnaval" (1931), seu primeiro romance, e o "História do Carnaval". De acordo com a Saltur, empresa ligada à organização da festa, Daniela Mercury e Ivete Sangalo estão entre as atrações que prestarão homenagem ao escritor.

O Carnaval na capital baiana está organizado em torno de três grandes circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande/Praça Castro Alves) e Batatinha (Pelourinho), apoiado por festejos nos sete bairros mais populosos da cidade. Para os seis dias de Carnaval, a prefeitura aguarda a presença de 2 milhões de pessoas, incluindo 500 mil turistas brasileiros e estrangeiros.

Após o fim da greve dos policiais militares, que gerou temores sobre a realização do Carnaval, o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, afirmou na quarta-feira que será mantido o mesmo efetivo de 19.700 homens mobilizados para a folia de 2011. Segundo o oficial, o único incremento será de 550 homens da Força Nacional, que reforçarão o patrulhamento da periferia de Salvador, e mais 600 homens do Exército, que ficam no quartel para eventualidades.

Fonte: Portal TERRA